Associação dos deficientes visuais de BG

Av. Cândido Costa, 24 - Conj. 604 - Bairro Centro | Bento Gonçalves

Apoio tecnológico

Proporciona a transcrição para o Braille, gravação em fitas cassete ou digitalização de livros e textos. O serviço disponibiliza equipamentos com tecnologia adaptada para pessoas com deficiência visual, como impressora Braille, scanner e computadores com voz sintetizada (virtual vision, jaws e dosvox), facilitando estudo e pesquisa. Lendo em tela de computador

Desenvolvendo atividades manuais

Artesanato: Desenvolve a coordenação motora fina, linguagem, conhecimento de formas, figuras geométricas e medidas utilizando as técnicas de macramê, tear manual, cerâmica e cestaria em papel jornal.

Atendimento em orientação e mobilidade: Consiste em técnicas para o uso da bengala longa e conhecimentos básicos do uso do guia vidente, proporcionando a capacidade de deslocar-se independentemente.

Atendimento nas atividades da vida diária (reabilitação funcional): Contribui para que o indivíduo adquira auto-suficiência ao alimentar-se, vestir-se, executar tarefas rotineiras do lar e conviver adequadamente em sua comunidade.

Educação Física e esportes adaptados: Ajuda o desenvolvimento dos aspectos afetivo, cognitivo e motor, assim como desperta a consciência crítica através de um programa de atividades selecionadas e planejadas.

Encaminhamento para escolas comuns: Conforme o grau de desenvolvimento e interesse do aluno, ele pode ser encaminhado para cursos de 1° e 2° graus ou preparatórios para o ingresso na Universidade. Para que o aluno freqüente esses cursos em condições de igualdade, recebe assessoria pedagógica, biblioteca Braille e audioteca.

Ensino da escrita cursiva: O ensino da escrita comum possibilita a utilização desse recurso para assinar e escrever nome, datar, preencher cheques, fichas, produzir textos e adquirir documentos sem que o deficiente visual seja rotulado como analfabeto. Aprendendo a escrita cursiva.

Ensino do sistema Braille (escrita e leitura): Uma das modalidades ensinadas é a Simbologia Braille, ministrada às pessoas que perderam a visão durante ou após a conclusão de sua escolaridade, tendo a necessidade de conhecer um outro tipo de escrita para poder se comunicar. A segunda é a Alfabetização Braille, destinada aos que nunca freqüentaram a escola e não foram alfabetizadas.

Iniciação à informática: Facilita a utilização do computador com o recurso de voz sintetizada: dosvox, jaws e virtual vision. Utilizando um computador

Programa de profissionalização: A primeira etapa é a orientação para o trabalho, abordando temas relativos à realidade do mercado competitivo de trabalho, documentação, legislação trabalhista, tipos de empresas, ética profissional e segurança no trabalho.

Em seguida ocorrem os cursos profissionalizantes, realizados periodicamente a partir de uma análise do mercado de trabalho, considerando as ocupações compatíveis à deficiência visual e empregabilidade. Por fim, quando o aluno está apto ao exercício de uma profissão, há o encaminhamento e acompanhamento no mercado de trabalho.

Técnicas do Sorobã: O aparelho de calcular permite que o estudante acompanhe de forma concreta todos os passos dentro da operação matemática. O Sorobã é um recurso utilizado para realizar quaisquer tipos de operações sem prejuízo ao raciocínio lógico.

Atividades desportivas e extracurriculares: O associado pode participar de atividades desportivas dentro ou fora da ADVBG nas modalidades de atletismo, natação, golbol e xadrex contribuindo para a manutenção de sua saúde física e mental.


Avalie o local

Avalie o local e compartilhe sua exeperiência com a comunidade. Confira as avaliações desse e outros estabelecimento para lhe ajudar a encontrar os melhores locais.

Sua nota

Entre em contato

Enviar mensagem

Esse é o seu negócio?

Nao perca tempo! Remova os anuncios da pagina, e tenha total controle sobre o conteudo. Confira nossos planos!

Confira nossos planos

Informacões erradas?

A comunidade tem voz no bentofácil. Corrija informacões erradas

Editar informacões
Enviar feedback